O QUE FAZEMOS

PRINCIPAIS PROJETOS

As atividades promovidas são gratuitas e acessíveis a qualquer cidadão, tendo uma participação predominante de crianças e adolescentes de baixa renda. Veja um resumo das principais:

1 - AQUISIÇÃO DA SEDE PRÓPRIA:

Com grande persistência e auxílio da sociedade, a entidade vem batalhando para ter um local próprio de funcionamento, já tendo construído: centro de informática, secretaria, banheiro, pátio com jardim, sala para biblioteca e cozinha. Mais recentemente, foi construído o Salão de Atividades Socioculturais.

2 - INCLUSÃO DIGITAL:

O centro de informática funciona desde setembro de 2009 e já entregou Certificado de Conclusão do Curso Básico em Software Livre para 475 pessoas, além de disponibilizar acesso livre à internet nas terças e quintas-feiras, com uma média de 250 acessos/mês. Tivemos a parceria da SECTET (Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Tecnológica - Programa Navega Pará), agora estamos em busca de novos parceiros.

3 - RESGATE DA CAPOEIRA:

Iniciado em março de 2013, em parceria com o grupo local de capoeira, tem a finalidade de resgatar e valorizar a prática dessa cultura, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.  Além da prática esportivo-cultural, promove o convívio social saudável e mantém os participantes longe da ociosidade e violência das ruas.

Atualmente, o grupo tem a participação de cerca de 30 crianças e adolescentes, além de 10 adultos, e faz parte da Associação Beira-mar Capoeira, de Mestre Traíra, sediada em Teresina (PI).

4 - LER É PRAZER:

Iniciado em fevereiro de 2015, com o objetivo de incentivar o hábito de ler.  Foi criada uma minibiblioteca que disponibiliza empréstimo de livros e já conta com 30 leitores cadastrados.

5 - CORTE E PINTURA DE CABELO:

Disponibiliza o serviço de corte e pintura de cabelo para pessoas de baixa renda. Já beneficiou 130 pessoas, mas atualmente está paralisado, devido à falta de parcerias.

6- CULTURA NOS BAIRROS:

Realizado trimestralmente, visando disponibilizar aos moradores da periferia o acesso a eventos culturais e disponibilizar a grupos e artistas oportunidade para mostrarem seu trabalho. Agrega diversas manifestações culturais, como: danças folclóricas, teatro, capoeira, hip hop, boi-bumbá, danças populares, cantores da terra, stands educativos.

Realizado em quatro bairros, foi bem recebido pela população. Mas atualmente está paralisado, devido à falta de parcerias e estímulo ao setor cultural.

7- CINE CIDADANIA:

Exibição de filmes com temáticas relevantes e diversificadas. Ao final da sessão, os presentes comentam a temática exibida. Iniciado em 23/01/16, com média de 35 presenças.

8 – CONTROLE SOCIAL:

participação em conselhos municipais, conferências e outras ações de fortalecimento da democracia.

9 - AÇÕES INCLUSIVAS PARA A JUVENTUDE E COMUNIDADE:

Palestras sobre saúde, Oficina Cidadania e Direitos Humanos, Clube de Enxadristas, Teatro e Danças Folclóricas.

 


Para se chegar, onde quer que seja, é preciso, antes de mais nada, QUERER. (Amir Klink)